Veredas é uma revista semestral da Associação Internacional de Lusitanistas. Trata-se de uma publicação científica que tem como objetivo a divulgação de pesquisas sobre a literatura e a cultura dos países de língua portuguesa.
Veredas aceita artigos inéditos, oriundos de pesquisas originais relacionadas, especialmente, à literatura, mas contempla ainda o diálogo com outras expressões culturais, como o cinema, a música, o teatro, as artes plásticas de países de língua portuguesa. A revista é aberta às mais diferentes abordagens teórico-metodológicas.
Também são recebidas resenhas críticas de livros de teoria, de crítica ou de literatura publicados nos últimos três anos, desde que relacionados ao escopo da revista.
As colaborações estão sendo recebidas em fluxo contínuo. Para submeter seu texto, acesse nossa página de Submissão (é necessário fazer o login): https://revistaveredas.org/index.php/ver/about/submissions
Para outras informações, acesse nosso SITE ou escreva para veredas@revistaveredas.org
Chamada para publicação ed. 43 (1-2025) - DOSSIÊ: Passaram ainda além... dos estereótipos: questões de gênero na obra camoniana
DOSSIÊ: Passaram ainda além... dos estereótipos: questões de gênero na obra camoniana
Prazo para submissão: até 19 de abril de 2025
Organizadores:
Filipa Araújo (Universidade de Coimbra)
Marcia Arruda Franco (Universidade de São Paulo)
Chamada para publicação ed. 43 (2-2025) - DOSSIÊ: Memórias Entrelaçadas: Reflexões sobre Memória e Identidade na Literatura Lusófona
Prazo para submissão: até 15 de novembro de 2025
O número 43 da Revista Veredas, (2025.02), convida professores e pesquisadores a explorarem as intricadas conexões entre memória e identidade na literatura contemporânea lusófona. A Memória, assim como a identidade ou as identidades, é concebida sob a influência dos diferentes sistemas culturais; por isso, este Dossiê tem como propósito um mergulho profundo nas narrativas lusófonas que tecem os fios do passado e do eu identitário, investigando para tanto as memórias que refletem e moldam as identidades individuais e coletivas. Juntem-se a nós nesta reflexão para encontrarmos nas memórias íntimas e coletivas inscritas nas personagens de narrativas familiares e históricas a complexa relação entre a memória e a construção das identidades.
Organizadoras:
Susana L. M. Antunes – ORCID - https://orcid.org/0000-0003-2681-2173
Maria C. O. Guimarães – ORCID - https://orcid.org/0000-0001-9715-7554
Veredas passa a fazer parte do ERIHPLUS
Veredas foi recentemente aceite para integrar a base de dados do European Reference Index for the Humanities and Social Sciences – ERIHPLUS.
Veredas foi aceite para integrar a base de dados da SCOPUS
Veredas (e-ISSN 2183-816X), uma revista semestral da Associação Internacional de Lusitanistas, foi recentemente aceite para integrar a base de dados da SCOPUS, estando em curso o processo da sua efetiva inclusão no índex.
Este marco representa o reconhecimento internacional da qualidade da revista e dos artigos publicados.
A SCOPUS, propriedade da Elsevier, é a maior base de dados, a nível mundial, de resumos e citações de artigos científicos, de publicações com arbitragem científica.
Saiba mais sobre Veredas foi aceite para integrar a base de dados da SCOPUS
Registo com o ORCID
Já é possível registar-se na Veredas com o seu identificador ORCID.
O ORCID é um identificador único e persistente de autor que possui 16 dígitos, algo como "0000-0001-0002-000X". Esse identificador é gratuíto, internacional e permite identificar e individualizar pesquisadores e seus trabalhos: o pesquisador insere seu nome e as possíveis variações para o mesmo.