Resumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre ancestralidade e como, a partir desta, deriva-se a autoestima quando são criadas imagens positivas acerca da negritude, no romance Maréia, de Miriam Alves, publicado em 2019. Analisa, também, a Autodefinição e a Autoavaliação (Collins, 2019) de Maréia, personagem homônima. Por meio da obra, é possível exaltar nossos ancestrais negros. Para tanto, o estudo está apoiado nas teorias de Collins (2016, 2019), Mongim (2017), Maldonado-Torres (2018), Woodson (2021), Carneiro (2005), Oliveira (2009), Ribeiro (2020), dentre outros. Os estudos tendem ao entendimento de que Maréia está sempre buscando, em seus ancestrais, a força para criar seus caminhos. Portanto, ela subverte a lógica colonial que invisibilizou os saberes provenientes da diáspora negra.
Referências
ALVES, Miriam. Maréia. Rio de Janeiro: Malê, 2019
BENJAMIN, Walter. Teses Sobre o Conceito da História. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e a história da cultura. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2012. p. 241-252.
CARNEIRO, Aparecida Sueli; FISCHMANN, Roseli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. 339 f. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
COLLINS, Patricia Hill. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 99-127, jan./abr. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/MZ8tzzsGrvmFTKFqr6GLVMn/abstract/?lang=pt. Acesso em: 4 set. 2021.
COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro. Tradução de Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Boitempo, 2019.
DUARTE, Eduardo de Assis. Entre Orfeu e Exu, a afrodescendência toma a palavra. In: DUARTE, Eduardo de Assis (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. 2.ed. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: SEPPIR, 2014. p. 13-48. (Precursores, v. 1).
FREDERICO, Graziela; MOLLO, Lúcia Tormin; Dutra, Paula Queiroz. Escrevo porque não dá para não escrever: entrevista com Miriam Alves. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, v. 51, ago. 2017. Doi: https://doi.org/10.1590/2316-40185121
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. p. 31-61. (Coleção Cultura Negra e Identidades).
MONGIM, Luciana Marquesini. Conhecimento e atuação política: a arte e ancestralidade africana no livro Desde que o samba é samba, de Paulo Lins. Opinães, São Paulo, n. 10, p. 18-29, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/opiniaes/article/view/122208/129550. Acesso em: 22 set. 2021.
OLIVEIRA, Eduardo David de. A epistemologia da ancestralidade. Entrelugares: Revista de Sociopoética e Abordagens Afins, Fortaleza, v. 1, p. 1-10, 2009. Disponível: http://www.entrelugares.ufc.br/phocadownload/eduardo-resumo.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.
PONTES, Katiúscia Ribeiro. Kemet, escolas e arcádeas: a importância da filosofia africana no combate ao racismo epistêmico e a lei 10639/03. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia e Ensino) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2017.
RIBEIRO, Katiúscia. O futuro é ancestral. Le monde diplomatique Brasil, São Paulo, 2020. Disponível em: https://diplomatique.org.br/o-futuro-e-ancestral/. Acesso em: 22 set. 2021.
SANTOS, Ariele. Uma narrativa de resgate. Literafro, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/arquivos/resenhas/prosa/ResenhaMareiadeMiriamAlves.pdf. Acesso: 22 set. 2021.
WOODSON, Carter Godwin. A des-educação do negro. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. São Paulo: Penguin; Companhia das Letras, 2021.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Luciana Lis de Souza e Santos, Elio Ferreira de Souza