Escrever sensações, inscrever afectos: notas para uma teoria literária menor segundo Gilles Deleuze
Colagem analógica de Gisele Gemmi Chiari
pdf

Palavras-chave

afectos
sensação literária
Teoria da Literatura
estética da literatura
Gilles Deleuze

Como Citar

NOGUEIRA, C. V. R. Escrever sensações, inscrever afectos: notas para uma teoria literária menor segundo Gilles Deleuze. Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, [S. l.], n. 39, p. 64–81, 2023. DOI: 10.24261/2183-816x0539. Disponível em: https://revistaveredas.org/index.php/ver/article/view/901. Acesso em: 15 jan. 2025.

Resumo

A literatura não se esgota nos seus aspectos discursivos, o que significa dizer que há algo mais, um afecto, um conjunto de afectos e perceptos que passa por entre as palavras sem, contudo, se diluir nelas. Embora não exista sem a linguagem (quid facti), a literatura produz sensações diferenciais (quid juris) que ultrapassam a lógica discursiva e a veiculação dos enunciados. Para além do imperativo comunicacional, as personagens e as paisagens da literatura podem ser descritas enquanto insistências virtuais, o que, nem por isso, as tornam, no entanto, menos reais. A literatura, ou o fato literário, torna sensível o insensível da linguagem enquanto violência que torna sensória os limites mesmos da nossa sensibilidade. É a partir dessas proposições de Gilles Deleuze que este ensaio se debruça, procurando explicitar o uso de uma constelação de conceitos que insiste na capacidade da literatura de escrever sensações, de inscrever afectos. “Devir”, “Território” e “Ritornelo” são alguns desses conceitos que servem de orientação para a hipótese de uma teoria literária menor que procura cartografar os afectos produzidos pela literatura. Essa teoria literária menor poderia ser denominada, de igual modo, uma estética da literatura.

 

https://doi.org/10.24261/2183-816x0539
pdf

Referências

CĂRTĂRESCU, Mircea. Nouvelles impressions du Petit Maroc. Tradução de Jorge Joca Wolff. Florianópolis: Cultura e Barbárie Editora, 2014.

COCCIA, Emanuele. La vie sensible. Tradução de Martin Rueff. Paris: Rivages, 2010.

CHKLÓVSKI, Viktor. Arte como procedimento. Tradução de Diogo Gomieira Molina. Literatura e Sociedade, [S. l.], v. 25, n. 31, p. 154-175, 2020. Doi: 10.11606/issn.2237-1184.v0i31p154-175. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ls/article/view/167992. Acesso em: 10 maio. 2023.

DELEUZE, Gilles. Différence et répétition. Paris: Presses Universitaires de France, 1968.

DELEUZE, Gilles. Logique du sens. Paris: Les Éditions de Minuit, 1969.

DELEUZE, Gilles. Proust et les signes. 3e éd. Paris: Presses Universitaires de France, 1976.

DELEUZE, Gilles. Critique et clinique. Paris: Les Éditions de Minuit, 1993.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka : pour une littérature mineure. Paris: Les Éditions de Minuit, 1975.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mille plateaux. Paris: Les Éditions de Minuit, 1980.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Qu’est-ce que la philosophie? Paris: Les Éditions de Minuit, 1991.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Dialogues. Paris: Flammarion, 1977.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Brouillards de peines et de désirs : fait d’affects, 1. Paris: Les Éditions de Minuit, 2023.

ECO, Umberto. Tratado geral de semiótica. Tradução de Antônio de Pádua Danesi e Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2017.

FOUCAULT, Michel. Les mots et les choses. Paris: Gallimard, 1966.

HJELMSLEV, Louis. Prolégomènes à une théorie du langage. Tradução de Anne-Marie Léonard. Paris: Les Éditions de Minuit, 1971.

KLEE, Paul. The thinking eye: the notebooks of Paul Klee. Londres: Lund Humphries, 2013. v. 1. 1961

KRASZNAHORKAI, László. Sátántangó. Tradução de Paulo Schiller. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

LAPOUJADE, David. Deleuze: les mouvements aberrants. Paris: Les Éditions de Minuit, 2014.

MÁRAI, Sándor. As velas ardem até ao fim. Tradução de Mária Magdolna. Lisboa: Dom Quixote, 2001.

NABOKOV, Vladimir. Lições de literatura. Tradução de Jorio Dauster. São Paulo: Fósforo, 2021.

PROUST, Marcel. À la recherche du temps perdu: du côté de chez Swann. Paris: Gallimard, 2013.

QUIGNARD, Pascal. Rhétorique spéculative. Paris: Calmann-Lévy, 1995.

RANCIERE, Jacques. La chair des mots: politiques de l’écriture. Paris: Galilée, 1998.

SAUVAGNARGUES, Anne. Deleuze et l’art. Paris: Presses Universitaires de France, 2005.

TYNIÁNOV, Iúri. Fato literário. Tradução de Diogo Gomieira Molina. Literatura e Sociedade, [S. l.], v. 25, n. 31, p. 154-175, 2020. Doi: 10.11606/issn.2237-1184.v0i31p154-175. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ls/article/view/167992. Acesso em: 10 maio. 2023.

.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Caio Vinícius Russo Nogueira