O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato doc, docx ou odt.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Veredas aceita artigos inéditos, oriundos de pesquisas originais relacionadas, especialmente, à literatura, mas contempla ainda o diálogo com outras expressões culturais, como o cinema, a música, o teatro, as artes plásticas de países de língua portuguesa. A revista é aberta às mais diferentes abordagens teórico-metodológicas. Também são recebidas resenhas críticas de livros de teoria, de crítica ou de literatura publicados nos últimos três anos, desde que relacionados ao escopo da revista.

Incluir no sistema durante a submissão:

  • Resumo, título e palavras-chave em três idiomas: português, inglês e espanhol
  • Nos dados do autor, informar a formação, a afiliação principal e o e-mail para contato

Orientações de formatação:

Formato do arquivo: doc, docx ou odt
Idioma: português (novo Acordo Ortográfico), espanhol ou inglês.
Quantidade de páginas: mínimo 10 e máximo 20 páginas para artigos; máximo de 5 páginas para resenhas
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5
Remissivas bibliográficas no texto: sistema autor-data, com sobrenome do autor, ano da obra e página, apresentados entre parênteses, em meio ao texto. Ex.: (Todorov, 1970, p. 37).
Referências: devem ser apresentadas ao final do texto, de acordo com as normas da ABNT, como nos modelos a seguir.

Modelos:

Livro

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Tradução de (se houver). Cidade: Editora, ano da publicação.

Exemplo:

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Augusto de Souza. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

 

Artigo em periódico

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico em itálico, local de publicação, volume, número, página inicial e final, mês ou período abreviado ano da publicação.

(Obs.: no caso de periódicos eletrônicos, convém oferecer a URL e a data de acesso, como no exemplo.)

Exemplo:

SORIC, Kristina. Filho natural e pai ausente: As colónias africanas no imaginário do império português em Os Maias. Journal of Lusophone Studies, Stanford, v. 1, n. 2, p. 98-115, 2016. Disponível em: <https://jls.apsa.us/index.php/jls/article/view/111/138>. Acesso em: 31 maio 2017.

 

Dissertação ou Tese

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Ano de defesa. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) – Instituição onde a Tese ou Dissertação foi defendida, local, ano de publicação.

Exemplo:

MIRANDA, Wander Melo. Contra a corrente: a questão autobiográfica em Graciliano Ramos e Silviano Santiago. 1987. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) – Universidade de São Paulo, 1987.

 

Trabalho publicado em anais

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo (se houver) do artigo. In: TÍTULO DO EVENTO, número (em algarismos arábicos)., ano, local de realização do evento. Título da publicação... Local: Editora, ano, página inicial e final.

Exemplo:

SILVA, Ana Cláudia da. Casa de Mia, casa de Sophia: as imagens da casa em Sophia de Mello Breyner Andresen e Mia Couto. In: ENCONTRO REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA – ABRALIC, 11., 2007, São Paulo. Anais... São Paulo: Abralic, 2007, p. 1-10.

 

Observações gerais:

As resenhas devem ter caráter crítico e aportar novos conhecimentos além do simples resumo de uma obra. Devem conter referências bibliográficas e conteúdo que apresente potencial para receber citações.