O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato doc, docx ou odt.
  • O texto está em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Veredas aceita artigos inéditos, oriundos de pesquisas originais relacionadas, especialmente, à literatura, mas contempla ainda o diálogo com outras expressões culturais, como o cinema, a música, o teatro, as artes plásticas de países de língua portuguesa. A revista é aberta às mais diferentes abordagens teórico-metodológicas. Também são recebidas resenhas críticas de livros de teoria, de crítica ou de literatura publicados nos últimos três anos, desde que relacionados ao escopo da revista.

As colaborações são recebidas em fluxo contínuo. Para submeter um artigo para avaliação, acesse a seção de Submissões Online.

Orientações de formatação:

Formato do arquivo: doc, docx ou odt
Idioma do artigo: português (novo Acordo Ortográfico), espanhol ou inglês.
Quantidade de páginas: mínimo 10 e máximo 20 páginas para artigos; máximo de 5 páginas para resenhas
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5

Dados do autor: informar o grau mais alto de formação; a afiliação principal, com cidade, estado e país; o número ORCID; e um e-mail para contato.

Resumo, título e palavras-chave: em português, inglês e espanhol
Remissivas bibliográficas no texto: sistema autor-data, com sobrenome do autor, ano da obra e página, apresentados entre parênteses, em meio ao texto. Ex.: (Todorov, 1970, p. 37).
Referências: devem ser apresentadas ao final do texto, de acordo com as normas da ABNT, como nos modelos a seguir.

Modelos:

Livro

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Tradução de (se houver). Cidade: Editora, ano da publicação.

Exemplo:

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Augusto de Souza. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

 

Artigo em periódico

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico em itálico, local de publicação, volume, número, página inicial e final, mês ou período abreviado ano da publicação.

(Obs.: no caso de periódicos eletrônicos, convém oferecer a URL e a data de acesso, como no exemplo.)

Exemplo:

SORIC, Kristina. Filho natural e pai ausente: As colónias africanas no imaginário do império português em Os Maias. Journal of Lusophone Studies, Stanford, v. 1, n. 2, p. 98-115, 2016. Disponível em: <https://jls.apsa.us/index.php/jls/article/view/111/138>. Acesso em: 31 maio 2017.

 

Dissertação ou Tese

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Ano de defesa. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) – Instituição onde a Tese ou Dissertação foi defendida, local, ano de publicação.

Exemplo:

MIRANDA, Wander Melo. Contra a corrente: a questão autobiográfica em Graciliano Ramos e Silviano Santiago. 1987. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) – Universidade de São Paulo, 1987.

 

Trabalho publicado em anais

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo (se houver) do artigo. In: TÍTULO DO EVENTO, número (em algarismos arábicos)., ano, local de realização do evento. Título da publicação... Local: Editora, ano, página inicial e final.

Exemplo:

SILVA, Ana Cláudia da. Casa de Mia, casa de Sophia: as imagens da casa em Sophia de Mello Breyner Andresen e Mia Couto. In: ENCONTRO REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA – ABRALIC, 11., 2007, São Paulo. Anais... São Paulo: Abralic, 2007, p. 1-10.

 

Observações gerais:

As resenhas devem ter caráter crítico e aportar novos conhecimentos além do simples resumo de uma obra. Devem conter referências bibliográficas e conteúdo que apresente potencial para receber citações.