A escritura como hospitalidade em A queda do céu, de Davi Kopenawa e Bruce Albert

  • Carolina Correia dos Santos UFRJ / FAPERJ / Pesquisadora
Palavras-chave: Davi Kopenawa, autoria, literatura comparada, escrita, etnologia

Resumo

 Davi Kopenawa e Bruce Albert realizam juntos A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Considerado uma profecia, este livro de autoria complexa dá conta de um mundo (não só yanomami) visitado, colonizado, catequizado, invadido, defendido, ameaçado. O outro, aí, é o napë, palavra que passa a se referir ao conceito de branco, além de inimigo e estrangeiro. A partir da relação entre Kopenawa e Albert, proponho ler A queda do céu como performance que visa uma hospitalidade ainda desconhecida, que dissolveria o paradoxo mesmo que a constitui: pois aquele que é hospitaleiro deve ser o dono da casa, o proprietário, aquele que tem direito a um território e que, assim, o abriria ao outro. Minha hipótese é de que a hospitalidade por vir de Jacques Derrida seja possível hoje para um Yanomami e na relação que ele impõe a quem acorda, aos que dizem um tipo de “sim” no ato de ler A queda do céu. Ademais, A queda do céu, com sua origem múltipla, humana e não humana, corrobora uma autoria que desmente a propriedade e que impele o leitor a uma tomada de posição.

Referências

Derrida, Jacques. Politiques de l’amitié suivi de l’oreille de Heidegger. Paris: Galilée, 1994.

Derrida, Jacques. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da hospitalidade. Tradução de Antonio Romane. São Paulo: Escuta, 2003.

Derrida, Jacques. A farmácia de Platão. Tradução de Rogério da Costa. São Paulo: Iluminuras, 2005.

Kopenawa, Davi; Albert, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Lévi-Strauss, Claude. Tristes trópicos. Tradução de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

Spivak, Gayatri Chakravorty. Death of a discipline. New York: Columbia University Press, 2003.

Publicado
2019-01-31
Como Citar
CORREIA DOS SANTOS, C. A escritura como hospitalidade em A queda do céu, de Davi Kopenawa e Bruce Albert. Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, n. 28, p. 89-100, 31 jan. 2019.
Seção
Artigos