Tiquinho e Abel no abismo da solidão: homoerotismo e absolvição em João Silvério Trevisan

  • Samuel Lima da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Palavras-chave: absolvição, romance, João Silvério Trevisan, narrador, discurso homoerótico

Resumo

Estudo acerca da configuração estilístico-formal da figura da absolvição, na realidade diegética do romance brasileiro Em nome do desejo (1985), de João Silvério Trevisan. Na trama, o leitor é posto frente a um discurso homoerótico potencializado pela consternação do narrador Tiquinho, personagem esse que se exaspera emocionalmente devido a separação amorosa, bem como pelo descobrimento do corpo, da alma e das encruzilhadas do desejo sexual.

Referências

Barthes, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Trad.: Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Bataille, Georges. O erotismo. Trad.: Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

Falcão, Maria de Fátima Lopes Vieira e Camargo, Flávio Pereira. “Eu amo Abel como a mim mesmo e o amor de Jesus é o mesmo dentro de nós”: a dessacralização do divino na obra Em nome do desejo, de João Silvério Trevisan. In: Mitidieri, André Luis; Camargo, Flávio Pereira (org.). Literatura, homoerotismo e expressões culturais. Ilhéus, Editora da UESC, 2015, p. 165-190.

Lexicon - dicionário teológico enciclopédico. Trad.: João Paixão Neto e Alda da Anunciação Machado. Edições Loyola, São Paulo, 2003.

Ricoeur, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad.: Alain François [et al]. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007.

Santos, Rick J. PoÉtica da Diferença: um olhar queer. São Paulo: Factash: Hagrado, 2014.

Trevisan, João Silvério. Em nome do desejo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Publicado
2021-07-21
Como Citar
SILVA, S. Tiquinho e Abel no abismo da solidão: homoerotismo e absolvição em João Silvério Trevisan. Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, n. 34, p. 143-152, 21 jul. 2021.
Seção
Artigos