De Buster Brown a Burroughs: introdução a uma genealogia irônica dos quadrinhos brasileiros

  • Alexander Linck Vargas Universidade do Sul de Santa Catarina
Palavras-chave: genealogia, quadrinhos brasileiros, identidade, antropofagia, corpo sem órgãos

Resumo

O presente artigo busca fazer uma genealogia irônica do quadrinho brasileiro a partir do questionamento de sua origem e da invenção do contramito Chiquinho, isto é, Buster Brown, personagem criado por Richard F. Outcault e predado pela revista brasileira O Tico-Tico. Diferentemente de um regime identitário, observar-se-á na experiência dos quadrinhos do Brasil uma subjetividade antropofágica (Oswald de Andrade), ou antes, uma grandeza intensiva protossubjetiva e pré-individual, corpo sem órgãos (Deleuze, Guattari). Procurando atestar a hipótese, a análise irá se deter no quadrinho brasileiro contemporâneo, mais especificamente em Burroughs, de João Pinheiro. Com isso, espera-se contribuir para uma historiografia contraidentitária das histórias em quadrinhos brasileiras.

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Publicado
2020-05-05
Como Citar
VARGAS, A. De Buster Brown a Burroughs: introdução a uma genealogia irônica dos quadrinhos brasileiros. Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, n. 31, p. 9-24, 5 maio 2020.