Bases de dados relacionais para o estudo empírico dos campos culturais renascentistas: mapeamento e abordagens quantitativas e qualitativas do livro impresso em Portugal (1547 e 1557)
Veredas n.º 23 ― Especial Oxford
PDF (Português (Portugal))

Como Citar

SAMARTIM, R. Bases de dados relacionais para o estudo empírico dos campos culturais renascentistas: mapeamento e abordagens quantitativas e qualitativas do livro impresso em Portugal (1547 e 1557). Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, [S. l.], n. 23, p. 95–110, 2016. Disponível em: https://revistaveredas.org/index.php/ver/article/view/8. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Partindo da hipótese de que com a utilização de ferramentas relacionais de base empírica é possível gerar conhecimento novo sobre o campo literário do Portugal Renascentista, foi construída e testada a base de dados descrita no presente artigo, sendo utilizadas sobre o banco de dados nela arrumado diferentes técnicas para a realização de análises de tipo quantitativo, qualitativo e relacional. As abordagens realizadas sobre um corpus que contempla a totalidade do livro impresso em Portugal entre 1547 e 1557 confirmam essa hipótese inicial e permitem informar, a partir de demonstrações empíricas, das características dos volumes, tipologias e origens da produção, assim como das relações de mecenato estabelecidas entre a família real e os produtores e impressores ativos no Reino de Portugal no período em foco.
PDF (Português (Portugal))
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Roberto Samartim