But there are no others: imagens do eu e do mundo em Carlos Drummond de Andrade e Emily Dickinson
pdf

Palavras-chave

Carlos Drummond de Andrade
Emily Dickinson
Poesia
Singularização
Estranhamento

Como Citar

TEIXEIRA, N. de B. e S. But there are no others: imagens do eu e do mundo em Carlos Drummond de Andrade e Emily Dickinson. Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, [S. l.], v. 41, p. 130–139, 2024. DOI: 10.24261/2183-816x1041. Disponível em: https://revistaveredas.org/index.php/ver/article/view/943. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

Este estudo procura pôr em diálogo as criações poéticas de Carlos Drummond de Andrade e de Emily Dickinson, sobretudo a partir dos processos de intensificação da realidade, no estranhamento e na singularização, que apresentam no processo de criação de imagens e na reflexão que apresentam em torno do fazer poético. Através do privilégio do método comparativo é prestada especial atenção a conceitos como mínimo, finito, matéria e residual, assim como a reiterada presença, em diferentes etapas da criação dos dois autores, da perspetiva de uma visão do chão, indissociável de uma forma particular de absorver o mundo e de pensar, por dentro, a Criação Poética, procurando romper com processos de idealização e mitificação da realidade e repensando elementos como o tempo e o espaço. Serão abordados igualmente o diálogo entre concisão e fluidez, vital também para as duas poéticas, procurando ver vasos comunicantes de diálogos, mas também divergências e singularidades que tecem a complexidade dos dois autores.

https://doi.org/10.24261/2183-816x1041
pdf

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. São Paulo: Nova Aguilar, 2004.

DICKINSON, Emily. Duzentos poemas. Tradução de Ana Luísa Amaral. Lisboa: Relógio d’Água, 2014.

DICKINSON, Emily. The collected poems of Emily Dickinson. New York: Barnes & Noble Classics, 2003.

DICKINSON, Emily. Open me carefully: Emily Dickinson’s intimate letters to Susan Dickinson. Edited by Ellen Louise Hart and Martha Nell Smith. Middletown: Wesleyan University Press, 1998.

EMERSON, Ralph Waldo. The essential writings of Ralph Waldo Emerson. New York: The Modern Library, 2000.

LEMINSKI, Paulo. Ensaios e Anseios Crípticos. Campinas: Unicamp, 2012.

MICHAUX, Henri. A verdadeira poesia faz-se contra a poesia. Tradução de Rui Caeiro. São Paulo: Chão da Feira, 2016. (Cadernos de Leituras, n. 12)

NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Do infinito, do mínmimo e da inquisição em Giordano Bruno. Ilhéus, BA: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2004.

VON HARDENBERG, Novalis Friedrich. Pólen, fragmentos, diálogos, monólogo. São Paulo: Iluminuras, 1988.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Nuno Brito