Resumo
Este ensaio analisa a topografia de Ema de Vale Abraão, a rapariga do incisivo quebrado de “Um inverno frio” e Alfreda de A alma dos ricos, lendo tais personagens como excrescências similares ao tecido vegetal que as enquadra. A sua excentricidade e excesso fazem-nas marginais aos cenários interiores em que se movem, alcançando no exterior o cerne da sua realização. Reflete-se ainda sobre a construção narrativa dos espaços referentes a essa amostra de personagens em função daquilo que entendemos tratar-se de um princípio de mutabilidade das coordenadas espaciais, uma forma de deslocamento do espaço fixo. Esta impressão de movimento pode ser textualmente produzida pela prefiguração de horizontalidade e verticalidade dos espaços, tal como pela instauração de uma cadência mediada pela expansão e pausa na relação da personagem com o espaço, com fins mutáveis evolutivos. Para o demonstrar, recorre-se ao uso de instrumentos de leitura comparatista e topoanalítica, tomando-se de empréstimo e em cruzamento os conceitos de espaço e lugar de Yi-Fu Tuan (1983) e Marc Augé (2020), a noção de ambiente de Ozíris Borges Filho (2020) e setting de Marie-Laure Ryan (2016), bem como la phénoménologie du rond de Gaston Bachelard (1994).
Referências
AUGÉ, Marc. Non-Places: an introduction to Supermodernity. London: Verso Books 2020.
BACHELARD, Gaston. Poetics of Space. Boston: Beacon Press books, 1994.
BESSA-LUÍS, Agustina. Um inverno frio. Colóquio Letras, Lisboa, n. 16, p. 53-55, nov. 1973.
BESSA-LUÍS, Agustina. A alma dos ricos, o princípio da incerteza. Guimarães: Figueirinhas, 2002.
BESSA-LUÍS, Agustina. Vale Abraão. Guimarães: Figueirinhas, 1999.
BORGES FILHO, Ozíris. Espaço & literatura: introdução à Topoanálise. Franca: Ribeirão Gráfica Editora, 2020.
RYAN, Marie-Laure. Narrative as virtual reality revisiting immersion and interactivity in literature and electronic media. Baltimore: John Hopkins University Press, 2016.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar, a perspetiva da experiência. Difel, 1983.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Cláudia Capela Ferreira