'Sou um animal muito antigo, também serei mulher bomba' ou a história segundo Tatiana Pequeno
Capa Veredas 37
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Tatiana Pequeno
escrita feminina
mulher
tempo
Walter Benjamin

Cómo citar

MARTINEZ, L. T. ’Sou um animal muito antigo, também serei mulher bomba’ ou a história segundo Tatiana Pequeno. Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, [S. l.], n. 37, p. 187–195, 2022. DOI: 10.24261/2183-816x1437. Disponível em: https://revistaveredas.org/index.php/ver/article/view/843. Acesso em: 1 oct. 2025.

Resumen

A partir da aproximação entre a forma como Hélène Cixous concebe a escrita feminina em O riso da Medusa e a crítica ao progresso e à História de Walter Benjamin, este artigo lê três poemas da poeta brasileira Tatiana Pequeno. São eles "museu nacional", "museu nacional.2" e "querida,", todos retirados do livro Onde estão as bombas (2019). A hipótese é a de que se pensarmos, como Cixous, que a escrita da mulher articula uma temporalidade singular que tanto provoca rupturas na história homogeneizante quanto promove encontros potencialmente transformadores entre a história pessoal e coletiva, poderemos olhar para textos escritos por mulheres como reescritas de uma nova história, singular e múltipla, que – com Benjamin – é possível chamar de revolucionárias. Este trabalho identifica na poesia de Tatiana Pequeno os ecos desta pequena revolução, destas rupturas na História.

https://doi.org/10.24261/2183-816x1437
PDF (Português (Brasil))

Citas

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Obras escolhidas – Volume 1. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

BROWN, Wendy. Politics Out of History. Princeton e Oxford: Princeton University Press, 2001.

CIXOUS, Hélène. O riso da Medusa. Tradução de Natália Guerellus e Raísa França Bastos. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução do Coletivo Sycorax. São Paulo: Editora Elefante, 2019.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin: Os cacos da história. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H.. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.

MAGALHÃES, Danielle. Ir ao que queima: no verso, o amor, no verso, o horror – Ensaios sobre o verso e sobre alguma poesia brasileira contemporânea. 2020. Tese (Doutorado em Ciência da Literatura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020.

NIETZSCHE, Friedrich. Segunda consideração intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para a vida. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

PEQUENO, Tatiana. Onde estão as bombas. Juiz de Fora: Edições Macondo, 2019.

PUCHEU, Alberto. Espantografias: Entre poesia, filosofia e política. Brasília: C14 | Casa de Edição, 2021.

PUCHEU, Alberto. Posfácio. In: PEQUENO, Tatiana. Onde estão as bombas. Juiz de Fora: Edições Macondo, 2019.

TROCOLI, Flávia. A que passa é o seu nome, quer dizer Hélène Cixous. In: CIXOUS, Hélène. O riso da Medusa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2022 Luciana Teixeira Martinez