Chamada para artigos n. 27

2017-07-27

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas

Número 27 (jan./jun. 2017)

A Veredas está recebendo artigos e resenhas para a edição de janeiro-junho de 2017.

Este número trará um dossiê sobre o tema: Cultura e poder no Brasil hoje

Considerando a crise que o Brasil atravessa atualmente, que representa uma ameaça à própria democracia, este dossiê pretende refletir sobre o local da cultura e suas potencialidades como instrumento de empoderamento. A cultura emerge do encontro sociocultural e está no centro das disputas por poder – determinando quem está “autorizado” ou não a fazer determinadas coisas e a ocupar certos espaços. Por meio das narrativas, é possível contestar a história, reestruturar nosso contexto social, nossas memórias, nossa imaginação e nossas expectativas, em direção ao reconhecimento e por uma representação mais democrática. Nesse sentido, espera-se que os artigos desse dossiê ofereçam colaborações interdisciplinares para a discussão acerca do lugar da literatura e da cultura (como a música, o cinema, o teatro, as artes plásticas etc.), bem como das relações de poder nas representações culturais no Brasil hoje.

Dossiê proposto por Sara Brandellero (Leiden University) e Derek Pardue (Aarhus University).

O prazo final para o envio de artigos para este dossiê é 30 de outubro de 2017.

As colaborações que não se encaixem nesse dossiê, desde que alinhadas ao foco e escopo da revista, são recebidas em fluxo contínuo. 

Veredas aceita artigos inéditos, oriundos de pesquisas originais relacionadas, especialmente, à literatura, mas contempla ainda o diálogo com outras expressões culturais, como o cinema, a música, o teatro, as artes plásticas de países de língua portuguesa. A revista é aberta às mais diferentes abordagens teórico-metodológicas. 

Também são recebidas resenhas críticas de livros de teoria, de crítica ou de literatura publicados nos últimos três anos, desde que relacionados ao escopo da revista.

Para conhecer as normas da revista e submeter seu texto, acesse nossa seção de Submissões Online.

Para outras informações, acesse nosso Site ou escreva para veredas@revistaveredas.org.