Anúncios

Veredas é uma revista semestral da Associação Internacional de Lusitanistas. Trata-se de uma publicação científica que tem como objetivo a divulgação de pesquisas sobre a literatura e a cultura dos países de língua portuguesa.

Veredas aceita artigos inéditos, oriundos de pesquisas originais relacionadas, especialmente, à literatura, mas contempla ainda o diálogo com outras expressões culturais, como o cinema, a música, o teatro, as artes plásticas de países de língua portuguesa. A revista é aberta às mais diferentes abordagens teórico-metodológicas.

Também são recebidas resenhas críticas de livros de teoria, de crítica ou de literatura publicados nos últimos três anos, desde que relacionados ao escopo da revista.

As colaborações estão sendo recebidas em fluxo contínuo. Para submeter seu texto, acesse nossa página de Submissão (é necessário fazer o login): https://revistaveredas.org/index.php/ver/about/submissions

Para outras informações, acesse nosso SITE ou escreva para veredas@revistaveredas.org

Chamada para publicação ed. 41 (1/2024) - DOSSIÊ: Infinitos Abris: representações e diálogos do 25 de Abril na Literatura, no Cinema e nas outras artes.

fevereiro 2, 2024

Dossiê Veredas por Marisa Corrêa Silva (Universidade Estadual de Maringá) e Vincenzo Russo (Cátedra António Lobo Antunes - Universidade de Milão)

Prazo para submissão: até 30 de março de 2024

Saiba mais sobre Chamada para publicação ed. 41 (1/2024) - DOSSIÊ: Infinitos Abris: representações e diálogos do 25 de Abril na Literatura, no Cinema e nas outras artes.

Chamada para publicação ed.39

janeiro 30, 2023

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – CALL FOR PAPERS

Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas

Número 39 (jan./jun. 2023)

 

Dossiê: A LITERATURA E SEUS AFETOS

Este número busca contribuições que se debrucem sobre o afeto, entendendo-o a partir de suas relações psicossociais e políticas, tendo como principais referências Baruch Espinoza na Parte III de sua obra Ética e Vladimir Saflate em Circuito dos Afetos . De modo distinto da paixão,  o afeto é tomado como uma faculdade do desejar, como um sentimento durável e refletido, que ganha corpo social. Ele opera com sensações que podem ser explícitas ou acessíveis, capaz de enraizar o ser no mundo, ao mesmo tempo em que o constrói. Assim, a experiência afetiva pode ser realizada a partir de elementos simbólicos, dadas na relação com acontecimentos provocados pela linguagem.  Nesse sentido, três questões colocam-se de modo imediato neste número temático: em que medida a linguagem literária é uma forma de afeto, quais seus impactos no campo social e como o afeto pode ser entendido na urdidura da fabulação literária?


Dossiê organizado por: Frederico Garcia Fernandes (UEL) e Vera Lúcia Cardoso Medeiros (UNIPAMPA) 

 

O prazo final para o envio de artigos para este dossiê é 31 de maio de 2023.

Para submissões: https://www.lusitanistasail.org/publicacoes/revista-veredas.html

Saiba mais sobre Chamada para publicação ed.39

Veredas foi aceite para integrar a base de dados da SCOPUS

agosto 7, 2019

Veredas (e-ISSN 2183-816X), uma revista semestral da Associação Internacional de Lusitanistas, foi recentemente aceite para integrar a base de dados da SCOPUS, estando em curso o processo da sua efetiva inclusão no índex.

Este marco representa o reconhecimento internacional da qualidade da revista e dos artigos publicados.

A SCOPUS, propriedade da Elsevier, é a maior base de dados, a nível mundial, de resumos e citações de artigos científicos, de publicações com arbitragem científica.

 

Saiba mais sobre Veredas foi aceite para integrar a base de dados da SCOPUS

Registo com o ORCID

novembro 23, 2017

Já é possível registar-se na Veredas com o seu identificador ORCID.

O ORCID é um identificador único e persistente de autor que possui 16 dígitos, algo como "0000-0001-0002-000X". Esse identificador é gratuíto, internacional e permite identificar e individualizar pesquisadores e seus trabalhos: o pesquisador insere seu nome e as possíveis variações para o mesmo.

Saiba mais sobre Registo com o ORCID