A história (des)acordada: a ironia em Os memoráveis, de Lídia Jorge
pdf

Palavras-chave

Os memoráveis
Lídia Jorge
Revolução dos Cravos
Ironia
Pós-memória

Como Citar

PIPPI, K. S. G.; OLIVEIRA, R. T. A história (des)acordada: a ironia em Os memoráveis, de Lídia Jorge. Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, [S. l.], v. 41, p. 84–97, 2024. DOI: 10.24261/2183-816x0741. Disponível em: https://revistaveredas.org/index.php/ver/article/view/963. Acesso em: 10 out. 2024.

Resumo

Em comemoração aos cinquenta anos da Revolução dos Cravos, voltamo-nos a um dos romances de Lídia Jorge (2014) que tematiza e ficcionaliza esse momento histórico: Os memoráveis. Com a proposta de elaboração de uma série documental, Ana Maria Machado, uma jovem portuguesa que vivia em Washington, retorna em 2004 à sua pátria para colher os relatos e as memórias de diversos agentes do 25 de Abril que são selecionados a partir de uma fotografia capturada no restaurante Memories, um ano depois da revolução, em agosto de 1975. O presente artigo realiza uma análise desse romance à luz dos conceitos de paródia e ironia cunhados por Linda Hutcheon (1991; 2000), no intuito de compreender o modo como a ficção de Jorge problematiza diferentes perspectivas sobre o passado e a maneira como a pós-memória (Medeiros, 2020) opera na reivindicação da geração herdeira de Abril.

https://doi.org/10.24261/2183-816x0741
pdf

Referências

AMORIM, Claudia. A história acordada: tempo de ação/tempo de reflexão em Os memoráveis, de Lídia Jorge. Revista Convergência Lusíada. Rio de Janeiro, v. 30, n. 42, p. 290-297, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n42a367.

CURSINO, Karina Frez. Uma narrativa híbrida: o jogo ficcional na retomada da revolução dos cravos em Os memoráveis, de Lídia Jorge. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos da Literatura) – Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ), 2020. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21731. Acesso em: 20 mar. 2024.

HIRSCH, Marianne. The generation of postmemory. Poetics Today, Durham/NC, n. 29, v. 1, p. 103-128, mar. 2008. DOI: https://doi.org/10.1215/03335372-2007-019.

HOUAISS, António; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1991.

HUTCHEON, Linda. Teoria e política da ironia. Tradução de Julio Jeha. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

JORGE, Lídia. Os memoráveis. Lisboa: Dom Quixote, 2014.

LOURENÇO, Eduardo. O labirinto da saudade: psicanálise mítica do destino português. 5. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

MEDEIROS, Paulo de. Herança de sombras: memória, pós-memória e responsabilidade. Revista Colóquio/Letras, Lisboa, n. 205, p. 79-97, set. 2020. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/91062. Acesso em: 29 jun. 2024.

NEUMANN, Birgit. The literary representation of memory. In: ERLL, Astrid; NÜNNING, Ansgar (eds.). Cultural memory studies: an international and interdisciplinary handbook. Berlin; New York: Walter de Gruyter, 2008. p. 233-244.

OLIVEIRA, Raquel Trentin. Marcas da ironia em Lídia Jorge. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA, 22., 2011, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, p. 1045-1053.

OLIVEIRA, Raquel Trentin. Murmúrios de uma vivência: metáfora literária da efemeridade histórica. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS), 2004.

REIS, Carlos. Pessoas de livro: estudos sobre a personagem. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

RIBEIRO, Margarida Calafate; RODRIGUES, Fátima da Cruz. Gestos artísticos e narrativas pós-memoriais: interrogações pós-coloniais em português. Abril – NEPA/UFF, Niterói/RJ, v. 13, n. 27, p. 17-43, out. 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaabril/article/view/50699. Acesso em: 28 jun. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Kethlyn Sabrina Gomes Pippi, Raquel Trentin Oliveira