A (auto)representação do negro no conto brasileiro contemporâneo
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Palavras-chave

autorrepresentação
Cidinha da Silva
Geovani Martins
Cristiane Sobral
literatura contemporânea

Como Citar

LIMA, S.; AZEVEDO, L. A (auto)representação do negro no conto brasileiro contemporâneo. Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, [S. l.], n. 34, p. 153–167, 2021. DOI: 10.24261/2183-816x1134. Disponível em: https://revistaveredas.org/index.php/ver/article/view/655. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

ensaio tem como principal objetivo discutir a noção de autorrepresentação em produções da literatura brasileira recente. Tomando como fundamento teórico os estudos propostos por bell hooks em seu livro Olhares negros: raça e representação (2019) e as discussões empreendidas por Souza (2010), Rankine (2019), Gonçalves (2018), pretendemos discutir e analisar o posicionamento afirmativo cada vez mais recorrente na literatura brasileira por parte dos escritores afrodescendentes que buscam marcar um lugar de presença, por meio de diferentes recursos literários, para questionar os estereótipos que, por muito tempo, estiveram presentes no discurso literário brasileiro. Assim, pretende-se refletir sobre o elo entre o autor, sua etnia e seu projeto literário, caracterizando melhor diferentes estratégias de "autorrepresentação" do negro em três contos de autores negros da literatura contemporânea brasileira: "Metal-Metal" de Cidinha da Silva (2019), "Espiral" de Geovani Martins (2018) e "Elevador a serviço" de Cristiane Sobral (2016).}

https://doi.org/10.24261/2183-816x1134
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Copyright (c) 2021 Samara Lima, Luciene Azevedo